segunda-feira, 19 de setembro de 2011

METODOLOGIA

METODOLOGIA QUE ORIENTA AS AÇÕES EM LÍNGUA PORTUGUESA:
 Atividades que proporcionem o aprender com o(s) outro(s), uma vez que se compreende linguagem como interação e como processo dialógico 
 Grupos de estudo (escola, universidade) que proporcionem o aprofundamento deconteúdos e temas relevantes em Língua Portuguesa
 Realização de atividades que visem à socialização do trabalho que está sendo desenvolvido (encontros, jornadas, página na internet)
 Reuniões sistemáticas (semanais) que tenham o subprojeto como tema e a finalidade de discutir seu andamento, seus avanços, suas dificuldades e que permitam replanejamentos, ajustes, e articulações
 Elaboração de diário por parte dos alunos bolsistas com o objetivo de registrar suas  experiências no projeto.

Ações realizadas e em andamento
 Diagnóstico e caracterização das necessidades relativas a perspectivas didático-pedagógicas em Língua Materna da escola;
 Aprofundamento das reflexões sob os pontos de vista epistemológico, filosófico e didático-pedagógico a respeito dos modelos e tendências de ensino de Língua Materna (Grupo de estudo com bolsistas e professores)
 Planejamento, a partir das necessidades identificadas na escola, de atividades de ensino que visem à melhoria das práticas de linguagem (leitura, escrita e análise linguística)
 Planejamento de ensino para Língua Portuguesa que contemple sequências didáticas para o ensino da leitura/produção de textos e a análise linguística 
 Oferecimento aos envolvidos no subprojeto de espaço de estudo e reflexão (grupos de estudos, encontros sistemáticos para planejar e replanejar ações) que atenda às necessidades de conteúdos imprescindíveis para o ensino de Língua Portuguesa;

 Orientação de reescrita de textos (atendimento dos bolsistas às demandas de escrita dos alunos em todas as séries)
 Levantamento de alunos que irão prestar vestibular e dos cursos escolhidos por eles, visando a uma orientação mais sistemática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário